O que fazemos?

Auxiliamos no desenvolvimento de famílias com crianças expostas a situação de risco pessoal e social, com direitos violados, seja pela família, pela sociedade ou estado.

O objetivo final é que a família recupere as condições para romper o ciclo da miséria e caminhar com as próprias pernas. A meta é que, após um período de até 18 meses, a família deixe o projeto, dando lugar a uma nova família. Por meio de visitas domiciliares o educador social conhece a realidade vivida por cada núcleo familiar, e estabelece com essas uma relação de vínculo afetivo, que será a base primordial de nossa ação.

Por meio de encaminhamentos realizados pela rede de serviço de proteção à criança e a família ou de forma espontânea

É feito após a família ser encaminhada através de uma rede parceira ou de forma espontânea.

As famílias recebem visita domiciliar semanalmente pelo educador, participam de encontros temáticos e momentos de confraternização.

Através das visitas e encontros o educador conhecerá a realidade e história da família.

Estudo de 3 gerações da família, para entender como chegaram no estágio atual e como revertê-lo.

Para auxiliar na superação de traumas vividos e fortalecimento pessoal.

O educador social entra na realidade familiar para conhecer as questões que afetam o seu desenvolvimento e vai junto com a família desenvolver ações para o fortalecimento familiar através de uma rede de parcerias que irá potencializar e viabilizar as ações planejadas.

O plano é elaborado com a família com base nos eixos: saúde, educação, moradia, cidadania, trabalho e renda.

Avaliamos interesse em participar do projeto, disposição para receber o educador semanalmente, colocar as orientações em prática, reincidência da ação que prejudicava a família e o quanto a família se desenvolveu durante o projeto.
A família só será desligada do projeto caso não realize o processos de mudança pessoal e familiar ou as questões que motivaram a entrada dela no projeto não seja resolvida: exemplo, criança faltando na escola, exposição a situações de violência e negligência, uso de drogas, não promover nenhum processo de mudança.

Projeto Sonhar
INSTITUTO PROJETO SONHAR
  • Rua Joaquim Braga, 32 - Capão Redondo – São Paulo – SP
  • (55 11) 2359-6098